


Color-trend scanning: análise de tendências para estudos da cor
Este curso em formato de laboratório introdutório propõe uma exploração da abordagem metodológica basilar para a pesquisa de tendências culturais, com foco nos estudos da cor como linguagem simbólica, afetiva e cultural. Ao longo do percurso, os participantes serão guiados por dinâmicas sensoriais, exercícios analíticos e reflexivos, e apresentação de referências transdisciplinares que revelam como as paletas cromáticas se tornam indicadores de mudanças sociais, desejos coletivos e transformações sócioestéticas. A proposta conjuga teoria e prática num processo colaborativo e exploratório, aliando o conhecimento dos estudos de tendências no processo de identificação e análise de cores, bem como das suas escolhas de utilização/aplicação. Este curso é ideal para estudantes, criativos, docentes e profissionais das áreas da arte, moda, design, publicidade, educação ou cultura, e procura dar ferramentas para a análise da cor enquanto fenómeno cultural das tendências. No Color-trend Scanning, asmetodologias práticas ganham destaque através da criação de moodboards e color charts, ferramentas fundamentais para traduzir visualmente os insights captados na análise de tendências. Os moodboards funcionam como composições intuitivas e críticas, onde imagens, texturas e referências simbólicas são agrupadas para construir narrativas visuais coerentes e sensoriais. Já os color charts organizam paletas cromáticas de forma estratégica, revelando conexões entre cor, emoção e tendências socioculturais. No final deste curso, espera-se que cada participante possa ampliar o seu repertório crítico e metodológico, construindo mapas cromáticos que reflitam os sinais do tempo presente com base na análise de tendências, bem como estar apto a compreender as mudanças culturais que pautam a escolha das tendências de cor nos vários mercados.
Certificado de formação emitido pela Escola da Cor. Esta formação é acreditada no âmbito da formação contínua de professores.
Este curso em formato de laboratório introdutório propõe uma exploração da abordagem metodológica basilar para a pesquisa de tendências culturais, com foco nos estudos da cor como linguagem simbólica, afetiva e cultural. Ao longo do percurso, os participantes serão guiados por dinâmicas sensoriais, exercícios analíticos e reflexivos, e apresentação de referências transdisciplinares que revelam como as paletas cromáticas se tornam indicadores de mudanças sociais, desejos coletivos e transformações sócioestéticas. A proposta conjuga teoria e prática num processo colaborativo e exploratório, aliando o conhecimento dos estudos de tendências no processo de identificação e análise de cores, bem como das suas escolhas de utilização/aplicação. Este curso é ideal para estudantes, criativos, docentes e profissionais das áreas da arte, moda, design, publicidade, educação ou cultura, e procura dar ferramentas para a análise da cor enquanto fenómeno cultural das tendências. No Color-trend Scanning, asmetodologias práticas ganham destaque através da criação de moodboards e color charts, ferramentas fundamentais para traduzir visualmente os insights captados na análise de tendências. Os moodboards funcionam como composições intuitivas e críticas, onde imagens, texturas e referências simbólicas são agrupadas para construir narrativas visuais coerentes e sensoriais. Já os color charts organizam paletas cromáticas de forma estratégica, revelando conexões entre cor, emoção e tendências socioculturais. No final deste curso, espera-se que cada participante possa ampliar o seu repertório crítico e metodológico, construindo mapas cromáticos que reflitam os sinais do tempo presente com base na análise de tendências, bem como estar apto a compreender as mudanças culturais que pautam a escolha das tendências de cor nos vários mercados.
Certificado de formação emitido pela Escola da Cor. Esta formação é acreditada no âmbito da formação contínua de professores.
Este curso em formato de laboratório introdutório propõe uma exploração da abordagem metodológica basilar para a pesquisa de tendências culturais, com foco nos estudos da cor como linguagem simbólica, afetiva e cultural. Ao longo do percurso, os participantes serão guiados por dinâmicas sensoriais, exercícios analíticos e reflexivos, e apresentação de referências transdisciplinares que revelam como as paletas cromáticas se tornam indicadores de mudanças sociais, desejos coletivos e transformações sócioestéticas. A proposta conjuga teoria e prática num processo colaborativo e exploratório, aliando o conhecimento dos estudos de tendências no processo de identificação e análise de cores, bem como das suas escolhas de utilização/aplicação. Este curso é ideal para estudantes, criativos, docentes e profissionais das áreas da arte, moda, design, publicidade, educação ou cultura, e procura dar ferramentas para a análise da cor enquanto fenómeno cultural das tendências. No Color-trend Scanning, asmetodologias práticas ganham destaque através da criação de moodboards e color charts, ferramentas fundamentais para traduzir visualmente os insights captados na análise de tendências. Os moodboards funcionam como composições intuitivas e críticas, onde imagens, texturas e referências simbólicas são agrupadas para construir narrativas visuais coerentes e sensoriais. Já os color charts organizam paletas cromáticas de forma estratégica, revelando conexões entre cor, emoção e tendências socioculturais. No final deste curso, espera-se que cada participante possa ampliar o seu repertório crítico e metodológico, construindo mapas cromáticos que reflitam os sinais do tempo presente com base na análise de tendências, bem como estar apto a compreender as mudanças culturais que pautam a escolha das tendências de cor nos vários mercados.
Certificado de formação emitido pela Escola da Cor. Esta formação é acreditada no âmbito da formação contínua de professores.
Informações gerais:
Duração: 4horas, repartidas em dois dias
Data: 16 e 18 de junho (2ª e 4ª feira)
Horário: 18h-20h
Local: Online (Zoom)
Destinatários:
Docentes e profissionais das áreas da arte, moda, design, publicidade, educação ou cultura, estudantes e criativos.
Formador:
William Cantú, possui um Pós-Doutoramento e um Doutoramento em Estudos de Cultura, com investigação fundamental em Estudos de Tendências, pela Universidade de Lisboa. É Mestre em Design eCultura Visual pelo IADE. Coordena o Laboratório de Gestão de Tendências e da Cultura, bem como o Clube para a UNESCO de Inovação e Desenvolvimento Cultural. Desenvolve investigação na área das indústrias culturais e criativas, com foco na pesquisa de tendências culturais e na sua aplicação interdisciplinar. Atua como docente universitário e formador em instituições nacionais e internacionais, nas áreas de tendências, cultura e criação visual. É formador certificado pelo IEFP e pelo CCPFC.
Inscrições:
Prazo limite: 14 de junho
Nº mínimo: 5 participantes
Vagas limitadas a 20 participantes
A formação pode ser cancelada caso não haja o número mínimo de inscrições